Propaganda é a Alma do Negócio - Absolut Vodka

Quem já não ouviu slogans que se iniciam da mesma forma «Absolut...», mas cuja terminação difere de acordo com o tipo de campanha que pretende promover? É este o mundo de Absolut, uma marca de vodka originária de um país sem antecedentes na fabricação desta bebida.


Em 1985 conseguiu alcançar a liderança do mercado de vodka nos Estados Unidos da América e em 1986 decide apostar no lançamento de vodka com sabores, contando já com doze sabores diferentes, uma vez que em 2010 foi lançado o Absolut Berri Açaí.


Mas o sucesso da marca Absolut reside igualmente no formato característico da sua garrafa de pescoço curto e sem rótulos. É transparente, tem o nome inscrito como uma tatuagem, está adornada com um medalhão com a foto de Lars Olsson Smith e possui um texto impresso no vidro.

Inspirada numa garrafa medicinal do século XVIII encontrada num antiquário, a garrafa de Absolut começou a ter edições especiais a partir de 2006, aquando das comemorações do final de ano com a Absolut Bling-Bling, de cor dourada em alusão ao ouro e jóias, sendo um sucesso com mais de 1,6 milhões de garrafas vendidas.
Seguiram-se as edições Absolut Disco (2007) alusiva à dance music, em 2008 a Absolut Masquerade sob o tema «Every night is a masquerade» e em 2009 a Absolut Rock Edition como tributo ao rock and roll.



No entanto, o facto do nome Absolut ser reconhecido mundialmente deve-se à longa campanha publicitária «Absolut Perfection» iniciada por volta de 1980 pela agência TBWA e que engloba já mais de mil e quinhentos anúncios sempre baseados no formato característico da garrafa.

Nos anúncios a protagonista é a garrafa, apenas variando os elementos que figuram em seu redor, assim como a frase curta e concisa que a acompanha e que permite uma percepção imediata da mensagem. Este é um conceito que está continuamente a ser reinventado, mantendo sempre o mesmo fio condutor.



Uma outra aposta de sucesso foi a campanha «Absolut Art», na qual artistas conhecidos pintam a sua interpretação da garrafa de Absolut. O primeiro nome associado foi o de Andy Warhol, em 1985, contando-se cerca de trezentos e cinquenta artistas desde então.


«In an Absolut World», lançada em 2008, focando a atenção no filme «Moon» e constituíndo um marco na mudança de conceito que, ao longo de vinte e cinco anos, esteve centrado na garrafa. Agora a criatividade é o mote da campanha que pretende reforçar a ideia de que o consumidor pode entrar num mundo inspirador, levando-os a reflectir sobre o que é um mundo Absolut...


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